Saúde

Dieta do Hormônio Cortisol – Como Funciona, Cardápio e Dicas

dieta-femininaMuitas mulheres sofrem de efeito estufa ou inchaço quase todos s dias, e esses fatores geralmente surgem pelo fato da demanda de hormônios femininos sempre estarem em constante mudança, assim fazendo com que a mulher inche até mesmo sem comer em excesso ou consumir calorias excessivas. Um dos hormônios que acaba causando esse efeito “engordativo” nas mulheres é o cortisol, o que deve ser cortado do cardápio e de toda uma alimentação para poder proporcionar o corpo perfeito e medidas enxutas.

Como Funciona a Dieta do Hormônio Cortisol

O hormônio cortisol é um grande inimigo para a mulher, pois a grande acusação que se volta para ele é que ele tem o grande poder de engordar. Muitas mulheres sofrerem horrores pelos efeitos que o cortisol causa ao corpo, sendo sempre contra as formas enxutas e um corpo com medidas perfeitas. O cortisol é bem conhecido como o hormônio do estresse – sendo bem presente no dia a dia, principalmente, das mulheres.

Ele é produzido nas glândulas suprarrenais, e quando a pessoa está em constante pressão, seja física ou psicológica, ele acaba afetando toda a corrente sanguínea, inundando a mulher com esse hormônio devastador. Ele é capaz de bagunçar todo o sistema metabólico, fazendo com que o metabolismo fique lento, não digira os alimentos corretamente e como conseqüência acaba acumulando calorias e gorduras localizadas.

Quando o hormônio cortisol é “ativado” através do estresse e momentos de pressão ele transforma o glicogênio, um carboidrato presente no fígado, em açúcar, o que como acaba assim formando a gordura acumulada, que também é chamada de tecido adiposo. E ainda mantendo o seu efeito devastador para o corpo perfeito, o cortisol é capaz de atiçar a fome.  Ele sempre age através do estresse, quando a mulher está em seus dias mais corridos ou o denominado período de “TPM” ele acaba agindo no corpo desta, promovendo o inchaço, retenção de líquido e até mesmo o efeito sanfona.

Cardápio da Dieta do Hormônio Cortisol

Café da Manhã

  • dieta-hormonio-cortisol5 morangos + 1 copo (200 ml) de leite de soja light + 2 col. (sopa) de cereal matinal integral sem açúcar.

Lanche da Manhã

  • Mix de frutas secas e oleaginosas (1 ameixa seca, 2 damascos, 2 castanhas de caju, 2 amêndoas e 4 uvas-passas).

Almoço

  • 1 prato de salada de folhas variadas + 1 col. (servir) de legumes cozidos + 1 col. (servir) de arroz integral + 1 concha pequena de feijão + 1 filé de carne grande grelhado + 1 fatia de melão.

Lanche da Tarde

  • 1 sanduíche: 2 fatias de pão integral light, 2 fatias de peito de peru, 2 fatias de queijo branco light, alface, tomate e rúcula + 1 copo (200 ml) de suco de caju com adoçante.

Jantar

  • 1 prato de salada de folhas variadas + 2 col. (servir) de seleta de legumes cozidos (brócolis, couve-flor, abobrinha e ervilha torta) + 1 filé de frango grelhado. 

Ceia

  • 1  iogurte light. 

Dicas

perca-de-pesoExistem várias receitas de sucos que ajudam na dieta, fazendo com que o metabolismo funcione de maneira mais rápida e assim não seja afetado pelo efeito do cortisol. Faça atividades que ajudam a aliviar o estresse, cuide da sua beleza e do seu corpo que oferece sempre alto estima.

É indicado manter uma alimentação, saudável, balanceada e que não seja a base de calorias excessivas. Para ver mais opções do cardápio da dieta do hormônio e outras receitas que ajudam a melhor o metabolismo acesse Clicando Aqui.

Além disso, os exercícios físicos, tais como musculação, corrida, aeróbica, bicicleta, até mesmo luta, dança e outros métodos de praticar atividades físicas são importantes não apenas para o desenvolvimento do corpo, mas também para proporcionar o descarrego do estresse e deixar o corpo mais relaxa.

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